iPhone carregando em uma base de carregamento por indução

Carregamento por indução, danifica a bateria?

Atualmente, a maioria dos aparelhos vendidos possuem duas formas de carregamento: o famosos e tradicional carregamento via cabo e o carregamento por indução.

Hoje iremos falar a respeito do carregamento por indução: Ele realmente danifica a bateria?

Como funciona esse carregamento?

Do lado do carregador, temos uma bobina, que é composta por fios de cobre cobertos por uma fina camada de verniz isolante e enrolados em círculos de diâmetro igual, empilhados uns sobre os outros.

Uma vez que há corrente elétrica passando por essa bobina, ela cria um campo eletromagnético oscilante ao seu redor.

Os aparelhos que são compatíveis com essa tecnologia, possuem uma bobina receptora. Quando próximo dessa base de carregamento, o campo eletromagnético faz com que os elétrons na bobina receptora se movimentem, criando uma corrente elétrica.

Como essa transmissão ocorre com corrente alternada – e o carregamento do celular utiliza contínua-, o receptor também age como um transformador. Somente após a retificação da corrente desse sistema a bateria começa a ser carregada.

Esse carregamento danifica a saúde da bateria?

Como vimos mais acima, o carregamento por indução é um pouco mais tecnológico comparado ao carregamento por fio comum.

De acordo com as pesquisas, esse carregamento produz temperaturas maiores na parte interna do aparelho comparado ao USB.

A diferença de temperatura se dá devido o tempo que o aparelho permanece na base, como o carregamento sem fio é mais demorado do que o carregamento por cabo, o aparelho fica numa temperatura elevado por mais tempo do que o comum.

Atualmente as baterias funcionam a partir de reações químicas, o que faz do calor um inimigo natural da durabilidade de uma bateria porque ele tende a acelerar as reações químicas no interior da bateria.

Dicas para evitar o calor no carregamento

Alguns cuidados ajudam a diminuir a intensidade do calor. O primeiro deles é manter o celular alinhado com a base de carregamento sem fio.
Se possível, evite utilizar aplicativos em segundo plano durante o carregamento e evite utilizar acessórios no carregamento do aparelho.

Veja como manter a bateria do seu iPhone boa clicando nesse link!

Deixe uma resposta